domingo, 15 de janeiro de 2012

O que é dengue?

A dengue é uma doença causada por uma família de vírus que são transmitidos por mosquitos. É uma doença aguda de início súbito, que geralmente segue um curso benigno, com sintomas como cefaléia, febre, cansaço muscular, graves e dores articulares, gânglios inchados (linfadenopatia) e erupção cutânea. A presença (a "dengue tríade") de febre, exantema e dor de cabeça (e outras dores) é particularmente característico de dengue. Outros sinais da dengue incluem sangramento nas gengivas,dor atrás dos olhos, e as palmas das mãos e solas vermelhas.

Dengue (pronuncia-se DENG-gay) pode afetar qualquer pessoa, mas tende a ser mais grave em pessoascom sistemas imunológicos comprometidos. Porque é causada por um dos quatro sorotipos do vírus, é possível obter tempos de dengue múltiplas. No entanto, um ataque de dengue produz imunidade para toda a vida para aquele sorotipo específico a que o paciente foi exposto.

Dengue vai por outros nomes, incluindo "quebra-ossos" ou "febre dandy". Vítimas da dengue muitas vezes têm contorções devido à articulação intensa e dores musculares, daí o nome febre quebra-ossos.Escravos nas Índias Ocidentais que contraíram dengue teriam dandy febre por causa de suas posturas emarcha.

A dengue hemorrágica é uma forma mais grave da doença viral. Os sintomas incluem febre, cefaléia,erupções cutâneas, e evidência de hemorragia no corpo. Petéquias (pequenas manchas vermelhas ou roxas ou bolhas debaixo da pele), sangramento no nariz ou gengivas, fezes pretas, ou nódoas negrasfáceis são todos os possíveis sinais de hemorragia. Esta forma de dengue pode ser fatal e pode evoluir para a forma mais grave da doença, a síndrome do choque da dengue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário